Projeto: Pesquisa Dignidade e Resiliência, uma parceria da King’s College London, Redes da Maré, People’s Palace Projects e UFRJ https://transnationalviolenceagainstwomen.org/the-researches/dignity-and-resilience/  
Cliente: King’s College London e People’s Palace Projects
Patrocínio: British Academy e Global Challenges Research Fund
Gerente de Projetos: Renata Peppl
Mediadora dos encontros: Julia Leal
Ilustrações: Mila de Choch
Quais são os diferentes tipos de violência de gênero que as mulheres da Maré viveram e vivem, dentro e fora da comunidade? Quatro grupos de moradoras com diferentes recortes de idade e experiências de vida foram organizados para abrir esse debate e pensar possíveis caminhos melhores para o futuro. 
Os encontros foram presenciais na Casa das Mulheres, da Redes da Maré, entre Fevereiro e Março de 2021. Durante cada sessão, rascunhei expressões corporais, detalhes das roupas e movimentos das mãos e anotei as passagens que marcaram.
O resultado é um conjunto de mapas que registram visualmente os temas e falas de cada encontro. As ilustrações foram feitas de forma lúdica para representar as participantes, que permanecem anônimas, e assim representar suas redes de apoio, memórias e formas que encontraram de autocuidado.
O maior desafio foi escolher os tópicos centrais das discussões para ilustrar, quando tudo era tão importante de ser dito e compartilhado. Com a orientação da Renata, busquei focar nas diferenças entre os assuntos levantados pelos grupos. 
Encontro 01
Encontro 02
Encontro 03
Encontro 04
Registros ilustrativos feitos durante os encontros em forma de rascunho, para servir de base para as ilustrações finais:
Os encontros foram feitos seguindo medidas contra o Covid-19, com distanciamento social, uso obrigatório de máscaras, em um ambiente ventilado que foi previamente analisado por imunologistas da Fiocruz para garantir a segurança de todas as participantes.

You may also like

Back to Top